Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Mensagem difamatória em grupo de WhatsApp gera indenização por danos morais

há 7 anos

Mensagem difamatria em grupo de WhatsApp gera indenizao por danos morais

Na ultima sexta-feira (13/01/2017), a 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, no julgamento dos autos de Apelação de nº 1111.617-17.2015.8.26.0100, decidiu em conformidade com o voto do relator, manter a sentença do juízo de 1º instância, que condenou o réu ao pagamento de indenização no valor de R$ 10.000,00 à autora da ação, por entender que o réu de maneira injustificada teve o intuito de prejudicar a reputação da autora, ao enviar em um grupo de WhatsApp, onde participavam conhecidos de ambos, mensagens e áudios com conteúdo de cunho sexual em relação a autora.

Segundo o relator do acórdão, Desembargador Silvério da Silva:

O dano moral é evidente, pois é situação que extrapola o dever de urbanidade e respeito à intimidade da pessoa, ainda que tais fatos se reputassem verdadeiros, pois se trata da intimidade da autora, e que não pode ser divulgado sem seu consentimento”.

A autora apresentou como provas as impressões das telas dos smartphones que receberam as mensagens. As testemunhas e os áudios foram ouvidos em audiência.

  • Sobre o autorEspecialista na área Cível
  • Publicações2
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2929
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mensagem-difamatoria-em-grupo-de-whatsapp-gera-indenizacao-por-danos-morais/419338002

Informações relacionadas

Fabiana Carvalho, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contestação à Ação de Ressarcimento por Danos Materiais e Morais

Leonardo Lima, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

Embargos de declaração contra acórdão omisso em apelação

Patricia Teixeira, Advogado
Notíciashá 7 anos

WhatsApp: Mensagens difamatórias em grupo geram indenização

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como leiga, nem vou entrar no mérito sobre as questões jurídicas, mas como ser humano, acho esse tipo de pessoa tão desprezivel que chega a embrulhar o estômago. continuar lendo

Muito pertinente o seu comentário Marlene Freire. É necessário entendermos os limites dos nossos direitos. Cuidar para que ao exteriorizarmos nossa forma de pensar, como também os fatos que nos envolvem, não firamos a integridade do outro. Vivemos em sociedade e a nossa dignidade é um bem demasiadamente valioso para que seja tratado de forma leviana impunemente.
Grata pela sua participação.
Abraço. continuar lendo

A grande questão que se coloca na atualidade é a falta de limites. Observo o fato das pessoas se colocarem diante de uma tela e escreverem tudo aquilo que, provavelmente, jamais o fariam cara a cara.

É uma completa falta de noção de que existe um mundo virtual. E que certos comentários podem trazer muito sofrimento para a vida das pessoas.
Hoje se questiona muito o "pornô vingança" e suas drásticas consequências as vítimas. A Lei Maria da Penha dispõe de mecanismos coibidores, quando se trata de relações doméstica e familiar. Situação corriqueira. Entretanto temos muito a lamentar. Poia foi preciso uma lei dizer o que só o bom senso deveria nos orientar. continuar lendo

Estamos vivendo um momento muito estranho em nossa sociedade. Hoje, vivemos a ideia de que tudo é permitido, estrapolando não só os limites legais, mas também o do respeito natural ao próximo.

Parabéns à
vítima pela atitude... continuar lendo

Com certeza Laercio Oliveira, a facilidade e rapidez com que as informações são disseminadas nas redes sociais criam armas poderosas nas mãos de inconsequentes, que podem levar a ruína a vida de uma pessoa. O ideal seria que cada um soubesse os limites dos seus direitos, mas como ainda estamos longe disso, é importante que a justiça cumpra o seu papel e preste a tutela devida às vítimas da insensatez humanal.

Grata pela sua participação.

Abraço. continuar lendo

Parabéns pela matéria. Tem muita gente que fala o que quer e não pensa nas consequências. Ótimo agora sei o que fazer. Obrigada. continuar lendo

Fico feliz que tenha ajudado Edna Alves. É bom sabermos que os responsáveis por tais condutas levianas estão sendo punidos. Importante salientar que a difamação, além de gerar responsabilidade de reparar na área cível, constitui crime tipificado no Código Penal, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano.

Grata pela sua participação.

Abraços. continuar lendo